A doação de sangue é um processo voluntário em que candidatos a doação buscam uma agencia de sangue e disponibilizam parte do seu tempo para a doação de sangue. A doação é um ato indispensável para prática médica.

Tem por fim salvar vidas. A doação de 1 bolsa de sangue tem aproximadamente 450 mL e pode ser utilzada em até 4 pacientes. Isso porque se separa o concentrado de hemaceas, as plaquetas, o plasma e o crioprecipitado. Cada um utilizado com uma finalidade diferente.

O sangue é um bem indispensável para manter nossa vida. Existem condições médicas em que pessoas vivem em condições de transfusão crônica de sangue devido doenças genéticas por hemoglobinopatias, falências medulares, leucemias, deficiências de fatores da coagulação como hemofílias, entre outras doenças.

Doar sangue é fundamental para manter os estoques adequados e permite que a agência transfusional opere de maneira mais organizada, uma vez que após a doação do sangue, esse material não está imediatamente pronto para uso.

Plasma sanguíneo - Escola Kids

Voce sabe o que acontece com o sangue após a doação?

O ciclo do sangue começa desde a chegada do doador a agencia transfusional. Após seu cadastro, o doador passara por uma entrevista com enfermeiro a fim de estabelecer a segurança transfusional, isso é, se assegurar de que o doador esteja de fato apto e em boas condições de saúde para exercer doação.

Se considerado apto, o paciente é encaminhado a coleta do sangue. A duração da coleta deve ser de aproxidamente 10 – 15 minutos. Após a doação, o doador recebe hidratação e alimentos e fica em observação um curto período para observar possíveis reações.

Após seu sengue ser coletado, ele passara pelo processo de exames onde será analisado: Tipagem sanguínea ABO e RH, eletroforese de hemoglobinas, sorologias para HIV, hepatite B e C, HTLV, sífilis, chagas e malária. Concomitante a isso, o sangue é separado por meio de centrifugação, obtendo-se concentrado de hemaceas, plaquetas e plasma.

Após isso, o sangue é armazenado em temperaturas adequadas até que os exames estejam completos e se possa utiliza-lo de maneira segura. A validade de um concentrado de hemaceas pode ser de 35 a 42 dias, a depender do conservante utilizado. As plaquetas duram apenas 5 dias, isso porque devem ficar na temperatura de 22ºC. O plasma é congelado em -30º e tem validade de 12 meses.

Reações à doação de sangue:

• Dor no local da punção
  • Equimose/Hematoma
  • Punção arterial
  • Irritação do nervo
  • Lesão do tendão
  • Braço doloroso
  • Infecção localizada / inflamação
  • Fístula arteriovenosa
  • Pseudoaneurisma da artéria braquial
  • Reação vasovagal
  • Hipovolemia
  • Fadiga

Outras complicações graves envolve sintomas cardíacos agudos, infarto, acidente vascular isquemico. Por isso, não são todos doadores que estão aptos a doar.

Quem pode doar sangue

• Pessoas em boas condições de sáude;
  • A idade entre 16 e 69 anos;
    >> A idade limite para primeira doação de sangue é até os 60 anos.
    >> Jovens de 16 e 17 anos só poderão doar mediante a apresentação de autorização de responsável legal.
  • Peso mínimo de 50 kg;
  • Pressão arterial controlada (PAS <180 e PAD <100 mmHg);
  • Hemoglobina minima de 12,5 para mulheres e 13 para homens;
  • Estar descansado, alimentado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Portar um documento original com foto recente;

Quem NÃO pode doar sangue

Existem condições de inaptidão temporária e outras permanentes:

PERMANENTES:

• Hepatite após os 11 anos de idade (deve provar ter sido hepatite A, caso contrário está inapto).
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
  • Infecção prévia pelo plasmodium malariae – Febre quartã.
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Doença de Parkinson.

TEMPORÁRIA:

• Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
  • Gravidez e amamentação – idealmente aguardar 12 meses do parto se em amamentação. Se não estiver amamentando, 3 meses após parto normal e 6 meses após a cesarea.
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
  • Tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação (sobrancelhas, lábios etc.): se feitas em estabelecimento apropriado (seguro) e com todos os cuidados necessários (assepsia correta e material descartável), o prazo é de 6 meses;
  • Piercing ou brinco: se feitos em local sem mucosa, com material descartável e em estabelecimento apropriado, o prazo é de 6 meses; caso contrário, o prazo é de 12 meses.
  • Uso hormônios anabolizantes – 12 meses.
  • Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia): aguardar 6 meses.
  • Ter relação sexual com pessoas vivendo em situação de carcere privado ou em hemodialise ou com pacientes em transfusão crônica. Exposição sexual de risco (sexo em troca de dinheiro, drogas, sexo com parceiros desconhecidos, vítimas de abuso sexual, sexo com portadores de hepatite ou HIV). Poderão doar sangue após 12 meses sem relações com pessoas expostas à risco.
  • Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal: 7 dias.
  • Vacina contra gripe: por 48 horas.
  • Vacina contra Covid-19: 7 dias.
  • Vacina contra Dengue: 4 semanas.
  • Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões.
  • Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster).
  • Malária: se exposto a areas de risco (mata) e presença de febre, perda de peso, dores musculares ou articulares, se considera inapto uma vez que pode estar com malária. Pessoas que já tiveram malária, podem doar após 1 ano da cura e comprovando-se a cura.
  • Covid-19 diagnóstico ou suspeita: estão aptos a doar 1 semana após a cura.
  • Dengue:
    · Não hemorrágica: apto a doar 4 semanas após a cura.
    · Hemorrágica: apto a doar 6 meses após a recuperação completa.

E aí, você pode ou não doar sangue? Se ficou com alguma dúvida, procure a Agência Transfusional mais próxima ou marque sua consulta! Doar sangue SALVA VIDAS.